convers%C3%83%C2%A3o_de_s%C3%83%C2%A3o_n

 

 

(Extraído do livro: Vida de São Norberto – Escrito por G. Adrianansen Jaú/1951)

 

Havia um mês aproximadamente que Norberto se achava em Xanten. Conforme o “Hagiologium” manuscrito de Luís Hugo, era o dia 28 de Maio de 1115. Era um dia magnifíco de primavera. Ocasião esplêndida para exibir-se com toda  a vaidosa ostentação que ainda tentava o espírito do jovem fidalgo. Dirigiu-se, pois, à localidade de Freden ou Vreden, a umas cinco léguas de Xanten. Acompanhado de um só pajem, cavalgava o brilante cavaleiro pelos belos prados verdejantes. Resplandeciam os seus ricos vestidos aos raios de um sol claro e benfazejo. De antemão já se comprazia com a expectativa da admiração com que haviam de recebê-lo naquela pacata localidade.

A medida que cavalgava, prosseguindo em seu caminho, aglomeravam-se mais e mais sobre sua cabeça nuvens sombrias, donde fuzilavam relâmpagos e estalavam trovões, bem importunos, aliás, por se encontrarem os viajantes longe de qualquer habitação que lhes pudesse oferecer abrigo. Pertubaram-se Norberto e o seu pajem. De repente, uma faísca violenta preciptou-se diante dele com terrível estampido, cavando na terra um fosseo da altura de um homem, e exalando um cheiro insuportável, que infeccionava o ambiente. A ele, projetado do cavaloque montava, pareceu-lhe ouvir uma voz que o repreendia. Voltando a si, já propenso ao arrependimento, meditou a palavra do salmista: “deixai o mal e faze o bem”. Animado, voltou a casa, pelo mesmo caminho. Aí tendo recebido com o temor de Deus o espírito de Salvação, cingiu-se de um cilício por baixo da veste exterior.

É esta a narração singela e concisa que encontramos na biografia da abadia de São Pedro de Brandegurgo.  

 

Oração do dia

 

Ó Deus, que com vossa inefável providência, trouxestes o nosso fundador São Norberto, das trevas do erro à luz da Verdade do Evangelho, concedei-nos, vos pedimos, que, ao celebramos hoje, sua conversão, por suas preces, consigamos desempenhar nossas tarefas de cada dia, e trabalhar para a vinda de vosso Reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém

28 de Maio

 

Conversão de São Norberto.

Memória - Branco