Crônicas da Comunidade

WhatsApp%252520Image%2525202021-01-08%25

Escritas por:

Fr. Hermano José M. Lima Paim 

Primeiro Semestre de 2020

04 de Janeiro de 2020 - Missa de apresentação do Cônego Karol Wojtyla, O. Praem, como administrador paroquial da Paróquia Santo Agostinho em Areia Branca - Lauro de Freitas, presidida por Dom Marco Eugênio, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

05 de Janeiro de 2020 - Posse do Cônego José Maria, O. Praem, como Pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Itinga - Lauro de Freitas, presidida pelo Arcebispo Dom Marco Eugênio, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. E neste mesmo dia o Cônego Joel, O. Praem, recebeu sua provisão de vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Itinga.

17 de Janeiro de 2020 - Chegada dos Noviços Canônicos Ir. Hermano José e Ir. Isaias Bezerra que retornaram do noviciado circarial para nossa casa mais cedo para iniciarem seus estudos filosóficos na Universidade Católica do Salvador, e por isso, concluíram o período de noviciado canônico em nosso convívio.

 

26 de Janeiro de 2020 - Missa de apresentação do Cônego Thiago Kern, O. Praem, como vigário paroquial na Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, presidida pelo cônego Juracy.

23 de Janeiro de 2020 - Chegada do nosso confrade, Cônego Pe. Gabriel, O. Praem, que retornou ao nosso Priorado, após dois anos vivendo na Áustria, na cidade de sigmundsherberg, onde era padre auxiliar do Cônego Milo, O. Praem. Assumiu a formação e é padre auxiliar paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Itinga.

01 de Fevereiro de 2020 - Na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itinga, às 07:00 hrs, o Ir. Lázaro, O. Praem, emitiu seus primeiros votos e, juntamente com ele, foram admitidos para o noviciado canônico os postulantes André Machado, que recebeu o nome de Ir. Agostinho, e Willian Gondim, que recebeu o nome de Ir. Norberto. 

 

02 de Fevereiro de 2020 - Os Irmãos Agostinho e Norberto foram enviados para o período de noviciado canônico circarial que é realizado na Canonia de Montes Claros.

 

19 de Fevereiro de 2020 - Chegou no nosso priorado o Cônego Michel, O. Praem, Prior da Canonia Nossa Senhora Aparecida e São Norberto de Montes Claros e delegado do Abade Geral,  para uma reunião circarial e um tempo de convivência fraterna com a nossa comunidade. No dia seguinte foi recebido pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger juntamente com o Cônego José Maria, Prior da Canonia São Norberto de Itinga,  no dia seguinte foram para um período de convivência na Praia do Forte - Litoral Norte. Retornando no dia 24 de fevereiro para Montes Claros.

19 de Março de 2020 - Celebração pelo aniversário de criação da paróquia Santo Agostinho, administrada pelo Cônego Karol.

 

Em março devido ao isolamento social foram suspensas as atividades nas paróquias da arquidiocese de São Salvador da Bahia, ficando a comunidade no isolamento social.

06 de Junho de 2020 - Realizada a Missa Solene de São Norberto, nosso pai e fundador, pelo Bispo eleito da diocese de Ruy barbosa, Dom Estevam Fernandes, que era bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Após a Solenidade houve um almoço de confraternização que também foi de despedida promovido pela nossa casa. Estiveram presentes as Irmãs da Sagrada Face, comunidade esta fundada por iniciativa dele. Neste mesmo dia e nesta mesma solenidade comemoramos o aniversário de Ordenação do Cónego Dimas, O. Praem ( 8 anos), Cônego João Francisco (11 anos), O. Praem, e Cônego Hugo, O. Praem (11 anos).

 

21 de Junho de 2020 - O nosso confrade Cônego Gregório Magno, O. Praem, chegou para passar as férias do seu curso de Mestrado em Teologia Espiritual, que está sendo realizado na Universidade Gregoriana de Roma.

 

22 de Junho de 2020 à 25 de Junho de 2020 - A comunidade se deslocou para festejar o São João em uma casa de praia em Jauá - Litoral Norte.  

 

Nesse período de pandemia as duas paróquias confiadas a nossos cuidados se juntaram para arrecadar material de limpeza, álcool em gel e alimentos, para distribuir entre famílias carentes. Foram arrecadados e distribuídos cerca mais de 700 cestas básicas por mês, 450 Litros de álcool em gel e mais 900 Litros de água sanitária. E a campanha continua.

Pequeno escrito sobre o primeiro ano de governo no olhar do Cônego José Maria, superior da Canonia de Itinga.

 

Diante do fato que o Cônego José Maria já vinha sendo administrador desta canonia, a sua eleição como superior, veio apenas consolidar o trabalho que já estava sendo empreendido, com as perspectivas de maior tempo para que estas possam ser implantadas. Para o Cônego José Maria “a eleição dos novos prelados da nossa circaria brasileira trouxe perspectivas de novos tempos para todos nós. Um fato importante de salientar é a nossa unidade de coração e de alma, apesar da distância geográfica, pois é notório que já no primeiro ano de mandato dos prelados, as visitas e encontros trazem não só uma conotação administrativa mas também de fraternidade. O que espero desse novo tempo é que haja mais partilha  e unidade nas nossas decisões e também nas celebrações e dificuldades encontradas em cada casa, a ajuda mútua e o testemunho fraterno de unidade dos prelados e dos confrades em geral. Acredito que a partir dessa realidade a nossa circaria será uma grande família que poderá crescer em todos os aspectos. Lembremos da seguinte frase: ‘nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a liberdade; em todas as coisas a caridade’”.

Artigo sobre o encontro de formandos da circaria.

 

    O encontro realizado durante os dias 22 a 26 de Julho de 2019, realizado no CTL - Centro de treinamento de Líderes, na ilha de Itaparica, teve por tema "Chamados e enviados para viver o carisma da Comunhão através da Vida Comum, da Liturgia e do Apostolado", e estiveram presentes todos os formandos e formadores das três casas do Brasil, bem como a presença do Abade Geral.

    O Abade Geral em todos os dias tinha um momento de partilhar um tema com os formandos, o que em nossa percepção pôde contribuir para entendermos os passos que ele, também recém eleito Abade Geral, queria empreender na ordem. Cada palavra e momento com ele nos deixou mais firmes na nossa decisão, pois ele se mostrou "um pastor com cheiro de ovelha". Seus exemplos, abertura e carinho pelos juniores foi algo que ficou marcado em nosso consciente. Nós cinco formandos de Itinga tivemos essa mesma percepção sobre o Abade Geral.

   A reunião de todos os formandos, cada um com suas experiências e expectativas, bem como seus traços regionais, foi simplesmente uma experiência que para sempre ficará impressa em nossa vida religiosa. Ver aqueles jovens todos vestidos de hábito branco sempre com sorriso nos lábios e dispostos a continuar e aperfeiçoar o ideal de São Norberto em pleno século XXI, só fez aumentar em nós a fé nesse Cristo que fundou a Igreja e a certeza de que somos o futuro da mesma.

   Os temas propostos foram bem pertinentes, pois vivemos em um tempo de relaxamento da espiritualidade da ordem. Nesse sentido percebemos que o Abade Geral, buscou sempre frisar a “Comúnio”, nos levando a compreender a grandiosidade e beleza de nosso Carisma: a Espiritualidade de Comunhão. Uma comunhão que se faz cada vez mais necessária para passarmos pelo vale que as ordens religiosas estão passando.

   Fechamos com as palavras do nosso Irmão Agostinho, que resumiu muito bem o nosso sentimento: "Aprendi nesse encontro que, eu não sou perfeito, nós não somos perfeitos, mas no olhar e na Imitação daquele que é perfeito e Santo, “Jesus”, posso e podemos ser melhores a cada dia, contribuindo por uma sociedade mais justa e solidária. Afinal, se usamos o habito branco, para sermos testemunhas da Ressurreição do Senhor, é para ajudar nossos irmãos e irmãs, a passarem pela “cruz” com dignidade e suavidade, chegando assim à contemplação de uma vida melhor e mais tranquila, “o céu já na Terra”.

Segundo Semestre de 2020

03 de julho de 2020 - Com muita alegria recebemos de volta a imagem de Santo Agostinho que foi restaurada por nossos confrades Cônego Gregório Magno, O. Praem, e Irmão Isaias Bezerra.

 

10 de julho de 2020 - Às 07:00hrs na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itinga, realizamos a celebração eucarística do aniversário do Cônego Thiago Kerns, O. Praem, vice prior da nossa canonia. Após a celebração eucarística, tivemos uma confraternização, onde todos os irmãos puderam se alegrar por mais um ano de vida do nosso confrade. Neste mesmo dia, às 12:00hrs, o Cônego Thiago, O. Praem., presidiu a missa na Igreja Matriz Santo Amaro de Ipitanga - Lauro de Freitas, onde ele é vigário paroquial. Estiveram presentes o Pároco, Cônego Juracy, Cônego José Maria, O. Praem., Cônego Gabriel, O. Praem., Cônego Joel, O. Praem., Irmão Lázaro, O. Praem., Irmão Isaias Bezerra e Irmão Hermano José, noviços apostólicos da nossa ordem. 

 

11 e 12 de julho de 2020 - A comunidade se reuniu para um momento de lazer numa casa de praia em Jauá - Litoral Norte.

 

20 de julho de 2020 - Às 07:00hs na Igreja Nossa Senhora Aparecida de Itinga - Lauro de Freitas, celebramos a missa em ação de graças por mais um aniversário do Cônego José Maria que completou 55 anos. Após a celebração, nos reunimos para um café da manhã com muita alegria e com alguns convidados.

 

31 de julho de 2020 - às 08:30hs na Igreja Matriz da Paróquia de Santo Amaro de Ipitanga, a comunidade Premonstratense se reuniu para comemorar o aniversário da emancipação da cidade de Lauro de Freitas, que completou 58 anos. Estiveram presentes nessa celebração eucarística o Cardeal Sergio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, que presidiu a celebração, o pároco da Paróquia de Santo Amaro de Ipitanga, Cônego Juraci, o vigário paroquial Cônego Thiago Kerns, O. Praem., o Superior da comunidade Premonstratense da Bahia e Vigário forâneo, Cônego José Maria, O. Praem., juntamente com os demais párocos e diáconos da região de Lauro de Freitas, bem como diversas autoridades civis entre elas a prefeita Moema Gramacho.

 

04 de agosto de 2020 - Memória de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes, logo após a Santa Celebração Eucarística conventual, a comunidade se juntou para alegremente partilhar um café da manhã em comemoração ao dia do Sacerdote. 

 

28 de agosto de 2020 – Às 11:00 horas com a presidência do bispo auxiliar de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugenio, celebramos a Solenidade de Santo Agostinho na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itinga. Logo após a celebração eucarística, tivemos uma confraternização com a presença do bispo. O prior, Cônego José Maria, O. Praem. não pode estar presente por motivos de saúde.

28 de agosto de 2020 – Neste mesmo dia, às 19:00 horas na Igreja Matriz da paroquia Santo Agostinho, Areia Branca – Lauro de Freitas, participamos da Solenidade de Santo Agostinho, presidida pelo cônego Karol Wojtyla, O. Praem, que também comemora neste mesmo dia seu nascimento.

 

11 de setembro de 2020 – Às 06:30 na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itinga, a comunidade conventual esteve reunida para celebrar a eucaristia pelo aniversário do Cônego Miguel, O. Praem, que se encontra morando na Áustria, na cidade de sigmundsherberg, e do Cônego Gregório, O. Praem. A celebração foi presidida pelo cônego Gregório, O. Praem. Logo após a celebração tivemos um café da manhã com a presença dos confrades residentes na canonia de Itinga.

 

22 de setembro de 2020 – às 06:30 hrs Missa conventual na Igreja Nossa Senhora Aparecida pelo aniversario natalício do cônego Gabriel, presidida pelo cônego Helder e logo após um café da manhã festivo com todos os confrades.

 

29 de setembro de 2020 – Às 20:45 horas a comunidade se reúne numa confraternização de despedida do Cônego Gregório, O. Praem, que retornará dentro de dois dias para Roma, afim de fazer a apresentação de sua tese de Mestrado e continuar com os estudos para obter o título de Doutor.

 

01 de outubro de 2020 – Às 09:30 horas o Cônego Gregório, O. Praem se despede da comunidade e parte para o Aeroporto.

 

De 03 de outubro à 11 de outubro – Novenário de Nossa Senhora Aparecida.

 

03 de outubro de 2020 – As 19:00 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itinga foi iniciado o novenário em honra à padroeira do Brasil com a celebração eucarística sendo presidida pelo pároco e superior de nosso priorado, Cônego José Maria, O.Praem. Logo após a celebração houve uma confraternização.

 

04 de outubro de 2020 – Às 19:00 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itinga celebramos a segunda noite do novenário à padroeira do Brasil com a celebração eucarística sendo presidida pelo cônego Karol Wojtyla, O.Praem. Logo após a celebração houve um momento de confraternização.

 

05 de outubro de 2020 – Às 19:00 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itinga celebramos a terceira noite do novenário à padroeira do Brasil com a celebração eucarística sendo presidida pelo Padre José Carlos. Logo após a celebração houve um momento de confraternização.

 

06 de outubro de 2020 – Às 19:00 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itinga celebramos a quarta noite do novenário à padroeira do Brasil com a celebração eucarística sendo presidida pelo Padre Adilton Pinto. Logo após a celebração houve um momento de confraternização.

 

07 de outubro de 2020 - Às 19:00 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itinga celebramos a quinta noite do novenário à padroeira do Brasil com a celebração eucarística sendo presidida pelo Padre Wagner, . Logo após a celebração houve um momento de confraternização.

 

08 de outubro de 2020 - Às 19:00 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itinga celebramos a sexta noite do novenário à padroeira do Brasil com a celebração eucarística sendo presidida pelo Cônego Thiago, O.Praem. Logo após a celebração houve um momento de confraternização.

 

09 de outubro de 2020 - Às 19:00 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itinga celebramos a sétima noite do novenário à padroeira do Brasil com a celebração eucarística sendo presidida pelo Cônego Juraci. Logo após a celebração houve um momento de confraternização.

 

10 de outubro de 2020 - Às 19:00 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itinga celebramos a oitava noite do novenário à padroeira do Brasil com a celebração eucarística sendo presidida pelo padre Josuel. Logo após a celebração houve um momento de confraternização.

 

11 de outubro de 2020 - Às 19:00 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itinga celebramos a nona noite do novenário à padroeira do Brasil com a celebração eucarística sendo presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugenio. Logo após a celebração houve um momento de confraternização.

 

12 de outubro de 2020 – Solenidade. Neste dia foram celebradas três celebrações eucarísticas em honra à Padroeira do Brasil. A primeira foi presidida pelo Cônego Joel, O.Praem, às 07:00 horas. A segunda foi presidida pelo Pároco e Superior de nosso priorado, Conego José Maria, O.Praem, às 09:00 horas. A terceira missa foi presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, às 18:00 horas. Logo após a celebração houve um jantar de confraternização.

 

16 de outubro de 2020 – Reunião da Forania 8 e 9 no salão paroquial da Paroquia Nossa Senhora Aparecida de Itinga. Logo após a reunião houve um coffee Break com todos os sacerdotes e diáconos destas duas foranias. Às 12:00hrs tivemos um almoço com Cardeal Arcebispo Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil.

 

24 de outubro de 2020 – às 06:30 hrs Missa conventual na Capela interna do priorado pelo aniversario natalício do Irmão Hermano José, e logo após um café da manhã festivo com todos os confrades.

 

03 de novembro de 2020 – às 19:00 hrs na Igreja Matriz da Paroquia de Santo Amaro de Ipitanga, a comunidade Premonstratense de Itinga se fez presente para celebração de 30 anos de vida sacerdotal do Vigário Geral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Pároco da paroquia de Santo Amaro de Ipitanga, Conego Juraci Gomes. Também estiveram presentes o Cardeal Arcebispo de São Salvador da Bahia, Dom Sergio da Rocha, Dom Marco Eugenio, Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia, Dom Hélio, Bispo coadjutor de Diocese de Serrinha, Cônego Lazaro Muniz, presidente do cabido da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, e um grande número de sacerdotes da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, bem como diversas autoridades civil.

 

05 de dezembro de 2020 – às 06:30, Missa conventual na Capela interna do priorado pelo aniversário de ordenação sacerdotal do Cônego Karol, O. Praem e aniversario natalício do Irmão Lázaro Stenio, e logo após um café da manhã festivo com todos os confrades.

 

24 de dezembro de 2020 – às 11:00, Missa de aniversário de fundação da nossa Ordem, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itinga, presidida por Dom Marco Eugenio, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e concelebrada pelos demais padres presente de nosso priorado. Logo após confraternizamos num almoço festivo.